sábado, 15 de agosto de 2009

O memorável Patativa do Assaré

Um poeta onde sua poesia se permanece atual. Nascido na Serra da Santana, uma pequena propriedade do município de Assaré – CE, só frequentou a escola por quatro meses e ainda assim consegui fazer as belíssimas poesias. Teve uma das suas maiores perdas aos oito anos, à morte de seu pai, que fez com que o resto de sua família se voltasse para o trabalho da enxada.

A sua vocação de poeta, cantador da existência e cronista das mazelas do mundo apareceu cedo, aos cinco anos. Para chegar onde chegou, tinha uma receita trivial: dizia que para ser poeta não era necessário ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', dizia. Aos oito anos, trocou uma ovelha por uma viola e sua fama começou a se espalhar por esse sertão. A sua infância, que propiciou inspiração para seus versos, foi a mesma que lhe tirou um olho, devido a uma doença, que como o próprio denominava “mal d’olhos”.

Mesmo com pouco estudo, tinha uma poesia impecável, pois versejava em redondilhas e decassílabos. Sua poesia retratava uma visão de mundo "cabocla", muitas vezes nostálgica e desapontada com as mudanças trazidas pela modernidade e pela vida urbana. Sua poesia, era também forma de denuncias as injustiças sociais, alastrando sempre a consciência e a persistência do povo nordestino que continua a viver e dá sinais de bravura ao combater as condições climáticas e políticas desfavoráveis.

Um exemplo do talento inigualável:

O Burro.

Vai ele a trote, pelo chão da serra,
Com a vista espantada e penetrante,
E ninguém nota em seu marchar volante,
A estupidez que este animal encerra.

Muitas vezes, manhoso, ele se emperra,
Sem dar uma passada para diante,
Outras vezes, pinota, revoltante,
E sacode o seu dono sobre a terra.

Mas contudo! Este bruto sem noção,
Que é capaz de fazer uma traição,
A quem quer que lhe venha na defesa,

É mais manso e tem mais inteligência
Do que o sábio que trata de ciência
E não crê no Senhor da Natureza.

2 comentários:

  1. O animal que muitos não valorizam, mas que serve muitooo para trabalhadores rurais... Animal inteligente d+ (burro devia ser elogio e não uma critica)Bicho que admiro por sua resistencia... e etc.

    ResponderExcluir
  2. Patativa, grande poeta...

    ResponderExcluir