sábado, 29 de agosto de 2009
O quinze - Rachel de Queiroz
Publicado em 1930, o romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, renovou a ficção regionalista. Possui cenas e episódios característicos da região, com a procissão de pedir chuva, são traços descritivos da condição do retirante. O sentido reivindicatório, entretanto não traz soluções prontas, preferindo apontar os males da região através de observação narrativa.
Em O Quinze, primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz, a autora exprime intensa preocupação social, apoiada, contudo, na análise psicológica das personagens, especialmente o homem nordestino, sob pressão de forças atávicas que o impelem à aceitação fatalista do destino. Há uma tomada de posição temática da seca, do coronelismo e dos impulsos passionais, em que o psicológico se harmoniza com o social.
Marcadores:
Literatura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu estou fazendo um trabalho feito com aegila sobre O QUINZE de Rachel de Queiroz e o personagem que foi escolhido pela minha sala foi um vaqueiro vamos expor no final de junho.Está muito legal,tudo aos minimos detalher.
ResponderExcluirGABRIELLA SEVERO.
desculpe ouve um problema de digitação.
ResponderExcluirAcho muito interessante esse blog é um ótimo passatempo fala um pouco de tudo cultura,humor,literatura,turismo.Acho muito bom falarem sobre O QUINZE. Quando li a obra fiquei emocionada porque fala do sofrimento das pessoas daquela época.
ResponderExcluirGABRIELLA SEVERO.