sábado, 5 de setembro de 2009

Ceará nas vitrines

Empresas cearenses participam, neste segundo semestre, de vários eventos de promoção turística, contando com apoio do Sebrae/CE


Uma das estratégias de promoção dos produtos e serviços das micro e pequenas empresas cearenses para o mercado consumidor é a participação em grandes eventos turísticos nacionais. O Sebrae no Ceará possui uma forte atuação nesse sentido, apoiando a participação de empresários dos diversos segmentos turísticos e de todas as regiões do Estado em vários grandes eventos.

Entre eles está a Adventure Sports Fair, principal evento da América Latina dedicado ao turismo de esportes e aventura. A feira chega à sua 11ª edição e será realizada em São Paulo, no período de 10 a 13 deste mês. A Adventure Sports Fair 2009 é uma feira voltada para o público final, que define entre os vários roteiros disponíveis seu próximo destino de viagem. O evento reúne os principais destinos e produtos turísticos do Brasil e da América do Sul. O Ceará estará presente também com a participação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

"O evento é uma ótima oportunidade de colocar o Ceará na estante de produtos de turismo de aventura", diz o gestor dos projetos de turismo do Sebrae/CE, Antônio de Matos Brito. De acordo com ele, oito empresas do Estado do Ceará terão apoio para participar do evento, sendo cinco delas integradas à Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Ceará (Abeta/CE).

No mesmo período, juntamente com a feira, ocorrerá o Abeta Summit, maior encontro de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil e da América Latina. O encontro, que acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes, tem o apoio da Setur e será realizado pela Abeta em parceria com o Ministério do Turismo.

Com o tema "Aprenda, Inove e Venda", o Abeta Summit 2009 reunirá o trade nacional e internacional, entre operadores nacionais, receptivos locais, agentes de viagens, consultores em ecoturismo e turismo de aventura. O encontro de negócios contará com a presença de, aproximadamente, 100 operadores internacionais de mais de 20 países.

"A participação da Setur nestes eventos reforça a estratégia da secretaria de promover o Ceará como um destino de excelência de esportes e aventura", afirma o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia. Segundo ele, por trazer um visitante com alto poder aquisitivo e que permanece por mais tempo no destino, o segmento de esportes e aventura é um dos mais importantes do turismo e o Ceará é um cenário perfeito para receber esse público.

Avirrp

Outro importante evento que contou com a participação das micro e pequenas empresas cearenses foi o 13° Encontro Nacional dos Agentes de Viagem da Associação de Agências de Viagem de Ribeirão Preto (Avirrp) e o Road Show de São Paulo, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH/CE), nos dias 28 e 29 de agosto. Foram seis empresários apoiados pelo Sebrae/CE, sendo dois do litoral Leste, dois do litoral Oeste e dois de Fortaleza. A Setur também marcou presença no evento.

Participaram operadores de turismo, companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos, governos estaduais, Convention Bureau de todo o País e agentes de viagens de São Paulo. O mercado paulista é, hoje, o maior emissor de turistas para o Ceará. Pesquisa realizada pela Setur e Ibope sobre o perfil do turista que visitou o Ceará na alta estação de julho 2009, mostrou que o Estado de São Paulo foi responsável por 24,4% do total de visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário