segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Danças típicas da região!

Xaxado: É uma dança popular criada no Sertão pernambucano, muito praticada pelos cangaceiros da região, em comemoração as suas vitórias. O nome é devido ao barulho das sandálias dos cangaceiros contra a areia do sertão. É uma dança de guerra e divertimento criada pelos cangaceiros de Lampião no inicio dos anos 1920, em Vila Bella, atual Serra Talhada. Ainda na época, o cangaço tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, por isso nunca foi considerada uma dança de salão, mesmo porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço.





Forró: É uma festa popular brasileira, de origem nordestina, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais dessa região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal e são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão -- que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Hoje em dia, é o estilo musical mais comum no Nordeste, sendo apreciado por muitos, desde os nativos aos turistas.



Maracatu: É uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criada para formar uma critíca a corte portuguesa.





2 comentários:

  1. Juliana, Porto Alegra- RS19 de agosto de 2009 às 06:35

    Adorei o Post, não conhecia as danças, Sou do Sul...

    ResponderExcluir
  2. noss eu to fazendo um trabalho pra escola sobre as danças típicas do estado nordestino nossa como q ta dificil viu num acho quase nada

    ResponderExcluir