segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Não misture as coisas!

É muito comum a confusão entre Nordeste, Sertão e Caatinga. O primeiro passo no processo de diferenciação é constatar que os três são designações de conceitos distintos, a ver:

• Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil, que abrange os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Trata-se, portanto, de uma divisão oficial da geografia do nosso país, um conjunto de Unidades Federativas, como o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte. Ocupa uma área de 1.558.196 km² e é a segunda maior região do país em extensão.




• Sertão é uma expressão que provém de "desertão", denominação adotada pelos portugueses para identificar qualquer lugar mais afastado dos centros urbanos. Convencionou-se chamar assim as regiões interioranas de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Piauí, Ceará, Paraíba e o norte de Minas Gerais. Logo, abrange um Estado localizado fora do Nordeste e deixa de incluir, por exemplo, o Maranhão, localizado na mesma região. O Sertão está identificado abaixo pelo número (2).






• A Caatinga é particular das regiões áridas e semi-áridas. É predominante na área chamada Sertão e, embora esteja restrita à essa região (não há flora similar em qualquer outro lugar do mundo), não se trata de um grupo de Estados ou de um local específico, mas sim de um Bioma: conjunto de plantas e animais característicos, como o Cerrado, a Mata Atlântica e os Pampas.




Assim discriminados, fica mais difícil fazer confusão e mais fácil compreender as particularidades de cada um.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário