terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fauna Típica: Xerófitas e cactáceas

Caatinga é uma expressão tupi-guarani para Mata Branca (caa = mata; tinga = branca). É um bioma típico de regiões áridas ou semi-áridas, e o único exclusivamente brasileiro. Ocupando uma área de cerca de 734.478 km² (11% do território brasileiro), engloba continuamente parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e o Norte de Minas Gerais.

Não é difícil entender a denominação adotada pelos indígenas: na Caatinga, as folhas das árvores são caducifólias, que caem durante os períodos mais críticos de estiagem, proporcionando um aspecto esbranquiçado à paisagem. Na época da chuva, as pequenas folhas de árvores e arbustos (seu tamanho reduzido visa a economia de água) enverdecem e o cenário de seca e aparente devastação dá lugar à exuberância de uma flora reerguida, como a fênix que renasce das cinzas. Esse conjunto de características é exclusivo das plantas xerófitas, típicas dos ambientes secos.

Além disso, a Caatinga também caracteriza-se pela presença de cactos, cujas folhas se converteram em espinhos para evitar a transpiração e o caule é suculento, servindo de reserva de água e alimento para sertanejos e suas criações.

As espécies mais comuns são macambiras (Bromelia laciniosa), umbuzeiros (Acrocomia aculeata), palmas (Gladiolus hortulanus), xique-xiques (Crotalaria incana), mandacarus (Cereus giganteus), juazeiros (Ceiba pentandra), caroás (Neoglaziovia variegata), aroeiras (Schinus terebinthifolius), baraúnas (Schinopsis brasiliensis) e ingazeiras (Inga edulis Mart).



Fonte / Fonte

2 comentários:

  1. plantas extraordinarias

    ResponderExcluir
  2. gostei do xique-xique da hora
    bjs xau.....................................................................................................................................................................................................

    ResponderExcluir