http://cabras-da-peste.blogspot.com/2009/08/caatinga-nossa-exclusividade.html
É uma formação vegetal que pode ser encontrada na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. Logo, é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco). Na língua dos primeiros habitantes do Brasil, "caatinga" quer dizer "mata branca", devido às amplas regiões de mata rala. Porém, por trás da aridez da área, esconde-se um território com enorme biodiversidade.
Diante da escassez de água, as plantas que integram a Caatinga são xerófilas, espécies que se adaptam a essas condições. As cactáceas, por exemplo, possuem espinhos no lugar de folhas, para que haja uma diminuição no processo de evapotranspiração. Já as caducifólias, isto é, espécies vegetais que perdem as folhas em determinados períodos do ano, realizam esse processo para não perder água.
Os vegetais que formam a Caatinga, em geral, possuem folhas atrofiadas, que permitem enfrentar os extensos períodos sem chuva. Atualmente, existe somente 50% da vegetação original. Algumas áreas da Caatinga, que se encontram degradadas, estão ingressando no processo de desertificação, formando manchas de desertos entre a vegetação original
Na Caatinga, a atividade econômica mais praticada é a agropecuária, desenvolvida de maneira tradicional, alcançando uma baixa produtividade. A falta de manejo técnico na utilização do solo promove impactos negativos nesse ecossistema.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário